sábado, 1 de outubro de 2011

A importância de ler para quem escreve

Por  Leonardo Schabbach - Na Ponta do Lápis


Já fiz algumas postagens no blog relacionadas a este assunto: o da importância da leitura para todos aqueles que querem escrever bem, principalmente os que têm vontade de se tornar escritores. Dessa vez, porém, pretendo abordar o assunto um pouco pelo caminho que eu mesmo abri no texto É preciso Conhecer. Naturalmente, é óbvio, para quase todos que pensam neste tema, o fato de que ler nos fará melhores escritores (queiramos ser profissionais ou queiramos apenas melhorar nossa capacidade de expressão). É lugar-comum saber que, quanto mais lemos, mais palavras conheceremos, mais estruturas de texto nos serão familiares e etc...

No entanto, por mais explícito que isso seja, as pessoas se esquecem. Além disso, Conhecer não é somente fazer a leitura do maior número de livros possíveis. Conhecer requer também um bom tempo de reflexão. Não somente ler por ler, mas prestar atenção aos detalhes narrativos, à maneira como aquele autor armou sua trama, à estrutura do texto, dos parágrafos, das frases e dos períodos. Somente com muita leitura e com muita reflexão é que todos esses elementos se mostrarão claros na folha de papel. Naturalmente, não precisamos sempre ler desta maneira, até porque, em alguns casos, ela pode tornar a leitura menos prazerosa; o que não é algo aconselhável. O problema é que vejo em grande parte das pessoas e também de escritores uma falta de vontade de ler e de realmente analisar; de aprender, portanto. Em muitos casos, não é nem o tempo e nem a parada para a reflexão que falta, mas a própria leitura. Há milhares e milhares de pessoas que querem ser poetas e escritores que não se dão ao trabalho de ler. É paradoxal e absurdo, mas, infelizmente, é a realidade.

Por isso, fica o pensamento. É necessário Conhecer de fato os caminhos da escrita e também da literatura para que se possa produzir textos cada vez melhores. E isso significa dar uma atenção toda especial aos clássico, é claro, como não poderia deixar de ser. Mas também se deve incluir aí os "livros de entretenimento" e até mesmo os de não-ficção. Afinal, somente com a leitura de um grande espectro é que o autor de fato conhecerá as formas, as estruturas, as possibilidades da língua e da literatura. É somente com a reflexão sobre esse amplo espectro que ele poderá dar um passo à frente e, quem sabe, se tornar um dos grandes nomes da literatura brasileira; ou, quem sabe, em um cenário mais modesto e realista, apenas possuir um excelente domínio da palavra.

Um comentário:

  1. Prezado Sr. Luiz

    Vim a conhecer seu espaço navegando pela internet e apreciei o incentivo à leitura. Se pelo menos é para não sermos escritores renomados, que cultura e a informação sejam fundamentais na bagagem do ser humano.

    Sábio é aquele que conhece os limites de sua própria ignorância. Obrigado.

    Paulo Néry- Filmes Antigos Club Artigos

    Blog:http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...