quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cadastro Nacional do Livro ganha espaço


Ferramenta da cadeia produtiva do livro já possui 543 mil títulos
 
O Cadastro Nacional do Livro, chamado Canal, foi criado pela Câmara Brasileira do Livro, CBL, e permite aos profissionais da cadeia produtiva do livro gerenciar e distribuir informações bibliográficas e comerciais sobre os livros à venda no país. Hoje ele já conta com 543 mil títulos cadastrados, e espera-se que o número chegue a 550 mil títulos até o final deste mês.
Segundo Ednei Procópio, que está por trás do projeto, o mercado sempre quis ter um cadastro único, pois as editoras têm dificuldades de cadastrar os livros em todas as livrarias, bibliotecas etc. Para participar do Canal, a editora associada à CBL deve se registrar e validar os dados de seus títulos, sejam eles novos ou já previamente cadastrados. A editora coloca os dados comerciais e os dados ‘ricos’, como capa, peso, e, principalmente, o preço. Quando termina de validar os dados, ela mesma pode criar uma lista e distribuir as informações para quem ela quiser.
Ednei conta que o cadastro ainda está em fase de divulgação e adesão, mas a recepção está sendo positiva. Hoje estão cadastrados 40 selos editoriais diferentes, mas a perspectiva é de que, até o final do terceiro trimestre de 2012, o Canal alcance a marca de 100 editoras. “As editoras adoraram a ideia, pois sempre quiseram montar algo nesse sentido, mas não sabiam como. O cadastro serve internamente também, as editoras têm acesso a todas as informações, e sabem claramente onde estão os livros, quais são impressos e quais são eletrônicos”, explica Ednei.
As livrarias também são beneficiadas pelo cadastro único, podendo consultar a situação dos livros diretamente no Canal, ao invés de entrar em contato com todas as editoras. O cadastro utiliza o padrão de intercâmbio de dados Onix for books, utilizado pela Amazon e Apple, o que permitirá, no futuro, uma interação com outras plataformas de outros países.
 
 
Fonte: PublishNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...