quinta-feira, 22 de março de 2012

Curadores da Bienal de São Paulo 2012 são escolhidos

Antônio Carlos Sartini, Paulo Markun e Zeca Camargo definirão o conteúdo do maior evento do livro no país



Os curadores da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que este ano acontece entre os dias 9 e 19 de agosto, estão definidos. São eles o diretor-executivo do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini, e os jornalistas Paulo Markun e Zeca Camargo.
 
De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza o evento, a escolha desses nomes reflete “o desejo de que a Bienal fale para uma gama variada de leitores”. “De perfis distintos, mas todos com profundo conhecimento cultural, os três curadores têm, cada um a sua maneira, uma boa sintonia com os diferentes públicos que terão acesso ao evento”, afirma a entidade.
 
Os três profissionais vão definir o conteúdo da Bienal da capital paulista, o maior evento do livro do país que, na sua edição de 2010, atraiu 740 mil pessoas. Os trabalhos para definir os conceitos que nortearão a feira já começaram, segundo a CBL.
 
 
Os curadores:
 
 
Antônio Carlos de Morais Sartini
Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), é o diretor do Museu da Língua Portuguesa desde a sua inauguração, em março de 2006, e atuou na Secretaria de Estado da Cultura, onde foi responsável pela implantação das ações culturais na Estação Especial da Lapa. Curador de vários eventos no país, realiza, atualmente, diversas palestrar por todo o Brasil e no exterior.
 
Paulo Markun
Jornalista e escritor, é autor de doze livros e oito documentários, tendo sido o idealizador das revistas Imprensa e Radar, além da edição paulista do Pasquim, o Jornal do Norte e a newsletter Deadline. Por dez anos, Markun comandou o Roda Viva, da TV Cultura, e foi presidente da Fundação Padre Anchieta entre 2007 e 2010. Atualmente, é comentarista político da TV Gazeta.
 
Zeca Camargo
Com passagem pela Folha de São Paulo, TV Cultura e MTV, o jornalista ocupa os cargos de apresentador, repórter e coordenador do dominical Fantástico, exibido pela TV Globo. Autor do best-seller A fantástica volta ao mundo e de Isso aqui é seu, Novos olhares e De Aha a U2, Zeca Camargo também escreve duas vezes por semana no G1, portal de notícias da Globo.
 
 
Fonte: PublishNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...