segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Monte sua estante com obras de Clarice Lispector

Escritora Clarice Lispector em meados dos anos 1960; autora morreu um dia antes de completar 57 anos
 
Nascida na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, Clarice Lispector chegou ao Brasil em 1922, tendo morado em Maceió, Recife, Rio de Janeiro e Belém. Por ter se casado com o diplomata Maury Gurgel Valente, a escritora também morou em Nápoles (Itália), Berna (Suíça), Washington (EUA) e Torquay (Inglaterra). Voltou ao Rio de Janeiro, cidade onde morreu de câncer no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos.
 
A coletânea "Só para Mulheres" reúne as colunas femininas assinadas por Clarice Lispector sob os pseudônimos de Tereza Quadros, Helen Palmer e Ilka Soares para os jornais "Correio da Manhã", "Diário da Noite" e "Comício". O livro convida o leitor para uma viagem no tempo para o Brasil das décadas de 1950 e 1960.


Em "De Escrita e Vida", alguns leitores poderão encontrar as chaves para a compreensão das motivações profundas de sua obra. "Minhas intuições se tornam mais claras ao esforço de transpô-las em palavras. Isso eu escrevi uma vez. Mas está errado, pois que, ao escrever, grudada e colada, está a intuição. É perigoso porque nunca se sabe o que virá - se se for sincero". Outros leitores encontrarão estímulo para escrever e, assim, adensar de suas próprias vidas. "mas já que se há de escrever, que ao menos não se esmaguem as palavras nas entrelinhas".

O último livro escrito por Clarice e lançado pouco antes de sua morte, "A Hora da Estrela" conta os momentos de criação de Rodrigo, o escritor que narra a história de Macabéa. Sabendo da proximidade da morte, a autora coloca um pouco de si nas personagens. A personagem Lucrécia de "A Cidade Sitiada" é alma gêmea de Macabéa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...