terça-feira, 27 de novembro de 2012

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, veja livros sobre o tema

 
Autor descreve processos biológicos e a história médica no combate à doença     Livro promete ajudar leitores a largarem o fumo para sempre
 
 
O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, é uma oportunidade para lembrar que alguns hábitos, como parar de fumar e ter uma alimentação saudável, são capazes de minimizar os riscos dessa doença. Higiene, vigilância e visitas regulares ao médico são insubstituíveis. Em todos os casos, é importante não se automedicar. Um profissional pode minimizar o sofrimento e salvar a sua vida.
 
A seguir, veja alguns livros que a Livraria da Folha selecionou sobre o tema.
 
"O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer", vencedor do prêmio Pulitzer de não ficção de 2011, descreve a trajetória da doença desde sua 'certidão de nascimento', encontrada em um papiro egípcio do século 7 a.C., até promessas de cura, como a quimioterapia, e expectativas para o futuro.
 


Em "O Câncer", o professor Riad Naim Younes esclarece o funcionamento e o desenvolvimento da doença e de termos como tumor, oncogenes e metástase. O livro, parte da coleção "Folha Explica", aponta a relação da enfermidade com tabagismo, alcoolismo e hábitos alimentares.
 
A relação entre fumo e câncer, por exemplo, é mais do que comprovada. Alguns autores acreditam, no entanto, que a alimentação também é um fator de influência tanto para prevenção quanto para o tratamento. Em "Os Alimentos Contra o Câncer", especialista reúnem conselhos medicinais para harmonizar o funcionamento do organismo e principalmente prevenir doenças.
 
"Livre do Cigarro", escrito pelos jornalistas Dagmar Von Cramm e Jenny Levié, reúne métodos eficazes para largar o fumo. O livro acompanha uma dieta para combater a ansiedade comum aos ex-fumantes. A estratégia principal é a criação de hábitos que eliminem a vontade de pegar novamente em um cigarro. Atividades esportivas ajudam a evitar o ganho de peso com o aumento de apetite.
 
"Anticâncer", do médico David Servan-Schreiber, traz informações sobre produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza, toxinas presentes nos plásticos, recomendações sobre vinho e chá verde e vitamina D3.
 
Em "A Biopatia do Câncer", Wilhelm Reich apresenta um estudo original sobre a patologia, definindo-a não como um tumor, mas como uma frustração sexual tardia e demasiada do paciente. A partir dessa visão, a prevenção e cura podem tomar novos caminhos para seu tratamento.
 
Do oncologista David Khayat, "A Verdadeira Dieta Anticâncer" enumera os alimentos que diminuem e os que aumentam os riscos de desenvolver determinados tipos da doença. O título também expõe preparos que podem modificar o alimento e torná-lo cancerígeno.
 

Fonte: Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...