quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas em Recife/PE


 
A diversidade das línguas latinas é celebrada no Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – VI Congresso do Movimento FestLatino, evento que reúne representações de diversos países que possuem idiomas originados do Latim, como as línguas portuguesa, espanhola, francesa e italiana.

Palestras, lançamentos de livros, recitais, exibição de documentários e apresentações culturais compõem a extensa programação que prossegue até a sexta-feira (26/10), na capital pernambucana.

O FestLatino conta com o apoio diplomático e consular de diversos países, cujos representantes estiveram presentes à solenidade de abertura, realizada na segunda-feira, 22, na sede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O Ministério da Cultura foi representado pela secretária-executiva, Jeanine Pires, e pelo secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti.

“Trago uma saudação da ministra Marta Suplicy, nesse momento em que Recife sedia esse importante evento voltado para a valorização das línguas neolatinas. O governo brasileiro tem criado mecanismos internacionais de estímulo à cultura. Gostaria de levar à ministra sugestões para que o MinC possa contribuir com a valorização e resgate da nossa língua e nossa literatura, com propostas objetivas para que esse movimento ganhe força e apoio através de políticas públicas”, disse Jeanine Pires, que foi agraciada com o diploma de Apoiadora da Neolatinidade, concedido pelo historiador, escritor e organizador do FestLatino, Humberto França. Na ocasião, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, recebeu o diploma de Personalidade da Neolatinidade.

Segundo França, “Jeanine Pires chancela o apoio do Ministério da Cultura ao FestLatino, assim como Sérgio Mamberti. O Brasil tem o dever de se posicionar diante do diálogo neolatino, pois este congresso ressalta os valores do nosso patrimônio, fomentando o diálogo das culturas latinas. Afinal, o Atlântico Sul é um mar de latinidade”, acentuou o historiador.

A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo presidente da Fundaj, Prof. Dr. Fernando Freire; a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena; dirigentes e representantes do Instituto Camões, Instituto Cervantes, Instituto Macau, UFPE, Uninassau, Aliança Francesa, Governo do Estado de Pernambuco, Colégio Equipe, além dos consulados da Argentina, Senegal e Catalunha.
 
Fonte: PublishNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...