domingo, 24 de novembro de 2013

Novo romance da cearense Zilma Gurgel




Zilma Gurgel acabou de escrever um romance sobre quatro idosos e o momento da aposentadoria. O texto está em processo de revisão e deve ser publicado no próximo ano. Ela já tem um livro publicado, fruto da monografia do curso de Psicologia, iniciado após os 60 anos. Crescer através do sofrimento - Aquisição da Resiliência e do Coping no estresse do luto da velhice foi lançado em 2011 e é dedicado ao pai de Zilma e ao sonho dele em transformar a filha em uma boa escritora.

PERFIL

Zilma Gurgel Cavalcante é fundadora da Universidade Sem Fronteiras (Unisf). Nascida em 1943, se formou em Serviço Social, fez mestrado e doutorado na França, trabalhando temas relacionados ao envelhecimento entre os anos de 1977 e 1983. De volta ao Ceará, tornou-se professora da Uece, criou cursos de especialização em gerontologia, formando os primeiros profissionais na área. A Universidade Sem Fronteiras atua na qualidade da longevidade. Atualmente, a instituição oferece diversos cursos a pessoas com as mais variadas idades. É casada há 39 anos com o psiquiatra Antônio Mourão, tem três filhos: João Luiz, Maria Cecília e Maria Isabel e três netos. Além da formação na área da gerontologia, é psicóloga e escritora.



BASTIDORES

A entrevista, marcada para um fim de tarde se uma segunda-feira, aconteceu no escritório de Zilma na Universidade Sem Fronteiras.

Com agenda apertada, ela comentava que naquele dia não tinha almoçado . Por isso, a vitamina à mão para seguir os demais compromissos que adentrariam pela noite. Já no fim da entrevista, Zilma explica que os pacientes do consultório de psicologia a estavam esperando. 

Na Universidade Sem Fronteiras, trabalham duas filhas de Zilma. Maria Cecília, formada em Direito, e Maria Isabel, formada em Administração.

Durante toda a entrevista, Bebel, como é chamada carinhosamente, acompanhou as falas da mãe e gravou trechos. Recentemente, ela foi a responsável por viajar com um grupo de mais de 30 idosos para os Estados Unidos, evento periódico da Unisf realçado por Zilma. 

Nos primeiros momentos da entrevista, Zilma se emocionou ao lembrar do legado deixado pelas avós para o seu desenvolvimento.

Ao fim da conversa, falou do desejo de também deixar um legado assim. Mãe de três filhos, Zilma mostrou fotos no celular do primogênito, que mora no Estados Unidos, o médico João Luiz, pai dos três netos de Zilma. 

O momento da conversa em que Zilma mostrou o sorriso mais aberto foi ao falar da paixão pela literatura e das escritas atuais.

Ela comentou sobre a felicidade de ler que a escritora Lygia Fagundes Teles continua a se arrumar todos os dias para escrever aos 90 anos. “Eu disse: opa, é isso que eu quero. Um dia eu vou me cansar do consultório, mas escrever é uma verdadeira paixão”, afirmou, entusiasmada com o ofício.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...