terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prêmio Paraná de Literatura recebe quase 900 inscrições



A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou o número de concorrentes à segunda edição do Prêmio Paraná de Literatura, que teve inscrições encerradas em 31 de julho. No total, foram enviados 841 livros inéditos, divididos em três categorias: Poesia — Prêmio Helena Kolody (399), Romance — Prêmio Manoel Carlos Karam (205) e Contos — Prêmio Newton Sampaio (237).

Autores de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de brasileiros residentes em vários países do exterior, enviaram trabalhos. Os estados com mais participantes são, pela ordem, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.


O resultado do concurso será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão reeditar os títulos comercialmente. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria).

Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer são os jurados da categoria Romance. Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolhem o melhor livro de contos. Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisam as obras de poesia. A comissão é presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP. 

"Com apenas duas edições, o Prêmio Paraná de Literatura já é um dos principais concursos do país. O grande número de inscritos e a excelente repercussão comprovam que o Paraná se consolida cada vez mais com um dos mais importantes polos literários do Brasil”, afirma Pereira.

Vencedores de 2012

Em 2012, os vencedores foram Alexandre Vidal Porto (com o romance Sergio Y vai à América), José Roberto Torero (Papis et Circensis, contos) e Lila Maia (As maçãs de antes, poesia). Os três livros foram lançados e distribuídos pelo selo Biblioteca Paraná, que também edita autores paranaenses e resgata títulos relevantes que estejam esgotados ou fora de catálogo. Vidal Porto e Torero já confirmaram a reedição de suas obras pelas editoras Companhia das Letras e Alfaguara, respectivamente, enquanto Lila Maia promete para breve uma segunda impressão de seu trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...