quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cearense Tércia Montenegro está na final do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2013


A escritora cearense Tércia Montenegro é finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, um dos principais troféus literários da língua portuguesa. O anúncio dos 12 autores que vão disputar o grande prêmio em três categorias foi feito na noite da última segunda-feira (09/09/2013). 

Tércia, que também é professora da Universidade Federal do Ceará e articulista do O POVO, chegou à final na categoria conto/crônica junto com Sérgio Sant´Anna (Páginas sem glórias), Cintia Moscovich (Essa coisa brilhante que é a chuva) e Noemi Jaffe (A verdadeira história do alfabeto). A autora cearense concorre com "O tempo em estado sólido", editado pela Grua.


Os outros finalistas são José Luiz Passos, Daniel Galera, Miguel Sanches Neto e Valter Hugo Mãe, na categoria romance; e Angélica Freitas, Antonio Cicero, Eucanaã Ferraz e Paulo Henriques Britto, em poesia. Ao todo, foram inscritas 450 obras. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 50 mil e concorrem ao Grande Prêmio Telecom, que vai premiar o autor vencedor com outros R$ 50 mil. O anúncio está marcado para novembro. 

"O Tempo em Estado Sólido" foi lançado no ano passado em Fortaleza. Também foi vencedor do Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura e do Prêmio Governo do Estado de Minas Gerais. A solidão, assim como no restante da obra da autora, é um dos temas presentes no livro. “Você pode ter duas perspectivas. Ver a solidão como um traço de abandono, de desamparo, a personagem coitada, que é geralmente o que as pessoas veem. Mas também tem a solidão como busca, quer dizer, você só pode se autoconhecer se estiver resguardado das multidões, você só consegue se ouvir quando não há ninguém por perto”, afirmou Tércia em entrevista ao O POVO quando do lançamento do livro em 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...