quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Qual é o maior escritor brasileiro de todos os tempos? Vote no seu preferido

Enquete inovadora do Portal iG quer saber quem é o autor mais admirado pelos brasileiros: Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Jorge Amado, Machado de Assis, Monteiro Lobato ou Paulo Coelho
 
 
 
 
De acordo com o levantamento da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", divulgada em 2012 pelo Instituto Pró-Livro, o País tem hoje 50% de leitores - ou 88,2 milhões de pessoas. Apesar de apenas metade da população ter a leitura como hábito , com uma média de quatro livros por ano, o Brasil tem em sua história escritores de renome internacional.
Entre os principais nomes da literatura nacional, o iG selecionou seis para descobrir qual é o mais importante na opinião dos brasileiros. Conheça detalhes da história dos escolhidos:
 


Machado de Assis
 
Fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, escreveu em praticamente todos os gêneros literários, como poesia, romance, crônica, dramaturgia, jornalismo e crítica literária.
 
Entre os títulos que marcaram sua extensa obra, formada por mais de 200 contos, estão "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), "Quincas Borba" (1891), "Dom Casmurro" (1899) e "Memorial de Aires" (1908).
 
Monteiro Lobato
Contista, ensaísta e tradutor, notabilizou-se por obras voltadas ao público infantil, que constituem aproximadamente metade da sua produção literária. O destaque fica com as publicações protagonizadas pelos habitantes do Sítio do Picapau Amarelo, entre elas "Reinações de Narizinho" (1931), "Caçadas de Pedrinho" (1933) e "O Picapau Amarelo" (1939).
 
Nacionalista convicto, criou histórias com personagens ligados à cultura brasileira e foi responsável por inovações em livros paradidáticos.
 
Clarice Lispector
 
Nascida na Ucrânia, "terra em que nunca pisou", naturalizou-se brasileira, tornando-se romancista, contista, cronista e jornalista. Dona de um estilo solto e fragmentário, escreveu obras marcadas por questões de caráter existencial de seus personagens.
 
Além de escritora, trabalhou como colunista do Jornal do Brasil, do Correio da Manhã e Diário da Noite, tratando de assuntos destinados ao público feminino. "Perto do Coração Selvagem" (1944), "A Paixão segundo G.H." (1964) e "A Hora da Estrela" (1977) são seus livros mais celebrados.
 
Carlos Drummond de Andrade
 
Divulgador do modernismo, entrou para a história da literatura brasileira essencialmente como poeta, apesar de sua produção incluir livros infantis, contos e crônicas.
Sua obra, cujos destaques são "Sentimento do Mundo" (1940), "A Rosa do Povo" (1945) e "Claro Enigma" (1951), são normalmente divididas em poesia irônica, poesia social e poesia metafísica.
 
Jorge Amado
 
Um dos escritores brasileiros mais conhecidos internacionalmente, ganhou popularidade ao escrever com intimidade sobre traços, costumes e contradições da cultura do País, como a mistura de crenças religiosas e o racismo velado da sociedade.
 
Muitos de seus quase 40 romances publicados foram adaptados para o cinema e a televisão, caso de "Capitães da Areia" (1937), "Gabriela, Cravo e Canela" (1958), "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" (1961), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1966) e "Tieta do Agreste" (1977).
 
Paulo Coelho
 
Após trabalhar como dramaturgo e letrista, escreveu em 1987 "O Diário de um Mago", livro baseado em sua peregrinação pelo Caminho de Santiago. No ano seguinte, lançou o romance "O Alquimista", que se transformaria na obra brasileira mais vendida em todos os tempos e faria dele o autor mais traduzido por um único livro.
 
Voltado principalmente aos temas esotéricos, bateu a marca de 100 milhões de livros comercializados pelo mundo, tornando-se o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos. Defensor do download gratuito de livros, acumula 13,5 milhões de seguidores em redes sociais como Twitter e Facebook.
 
***
 
Desde terça-feira (dia 18), o iG quer saber do leitor, em tempo real, qual desses escritores brasileiros é o maior de todos. Para votar, basta clicar na enquete, em destaque na home do iG . Participe e saiba como pensam os outros usuários. Você faz o iG ao vivo com a gente.
 
Enquete inovadora
 
A plataforma de enquete é baseada no conceito real time, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal. O leitor pode participar e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais temas do Brasil e do mundo.
 
A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG .
 
Em agosto, os internautas do iG já participaram de uma enquete para escolher qual foi o pior prefeito de São Paulo nos últimos 20 anos: Luiza Erundina, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra ou Gilberto Kassab? A ministra Marta Suplicy (PT), ex-prefeita da capital, teve o maior número de votos.
 
Outra enquete queria saber qual presidente fez mais pelo País: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula ou Dilma Rousseff. Com mais de 100 mil votos, FHC foi o escolhido .
 
Em meio ao mensalão, no início de setembro, o iG também perguntou qual ministro do julgamento era o mais polêmico: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, José Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber. Toffoli foi o mais votado .
Na pesquisa mais recente, os leitores apontaram o padre Marcelo Rossi como o expoente religioso mais influente do País . O único representante da igreja católica ficou com quase a metade dos votos dos internautas. A outra parte ficou dividida entre os cinco líderes evangélicos, com o pastor Silas Malafaia como o mais votado.

Um comentário:

  1. Preferências pessoais é algo que sempre vai gerar confusão. Respeito todas as opiniões, e não tenho partido político, mas falar que a Marta Suplicy foi a pior prefeita dos últimos anos é o fim. Maluf e Pitta deveriam estar na frente com uma boa folga.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...