terça-feira, 22 de maio de 2012

Contista Dalton Trevisan vence Prêmio Camões 2012 - Portugal




O vencedor da edição 2012 do Prêmio Camões é o escritor brasileiro Dalton Trevisan. A escolha ocorreu hoje e foi anunciada pelo secretário de Estado da Cultura de Portugal, Francisco José Viegas.

O júri, formado por seis membros, justificou a escolha do nome de Trevisan por conta de sua “dedicação ao fazer literário”. O autor é notoriamente conhecido por ser um dos mais importantes contistas da literatura brasileira.

Trevisan, que completará 87 anos em junho, é autor de
Vozes do retrato – quinze histórias de mentiras e verdades, O maníaco do olho verde, Violetas e pavões, Desgracida, O anão e a ninfeta e O vampiro de Curitiba, uma de suas obras mais reconhecidas.

O Prêmio Camões, instituído em 1988 e concedido sem interrupção há 24 anos, foi criado para intensificar e complementar as relações culturais entre Brasil e Portugal e conta com a adesão de outros Estados da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).



O valor do prêmio é de 100 mil euros, pagos conjuntamente e em partes iguais pelos governos de Brasil e Portugal. O júri tem mandato de dois anos e é composto por seis pessoas: dois representantes do Brasil, dois de Portugal e dois de outros países onde o português seja a língua oficial.

Nesta 24ª edição, participam do júri os brasileiros Alcir Pécora e Silviano Santiago; os portugueses Abel Barros Baptista e Rosa Maria Martelo; o moçambicano João Paulo Borges Coelho e a angolana Ana Paula Tavares.

Fonte: Cultura News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...