terça-feira, 25 de junho de 2013

Semana do Livro Nacional busca formar público para literatura brasileira contemporânea


semana do livro


Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada em 2012 mostram que o brasileiro lê em média quatro livros por ano. Esta estatística revela o quanto a leitura está carente em nosso país. No entanto, com a chegada de 2013, autores nacionais deram início a um movimento para disseminar o gosto pela leitura.
Exemplo desse esforço é a Semana do Livro Nacional (SLN), que será realizada de 20 a 28 de julho. Ela tem o intuito de atingir todas as classes e idades de leitores e não leitores.
A SLN contará com propagandas, palestras e bate-papos com os autores. Ao todo, 18 cidades sediarão o evento. Entre elas, algumas capitais já se mobilizaram e estão fechando suas programações: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Assim como as cidades de Santos, Guarulhos, Campinas e Niterói, Recife e Fortaleza.


Entre os autores participantes, estão Josy Stoque (Os qu4tro elementos), Vanessa Bosso (Possuída), Marcelo Paschoalin (A última dama do fogo), Danilo Barbosa (Arma de vingança), Janaina Rico (Apimentando), Nanuka Andrade (Camundo), Denis Lenzi (O entregado de bonecos), Bento de Luca (O Príncipe Gato), Rafael de Souza (Manfelos), os autores G. Brasman e G. Norris (Crônicas dos Senhores de Castelo) e Eduardo Spohr (A batalha do Apocalipse).
O projeto, originado em meados de janeiro, tem como objetivo incentivar blogs literários, editoras e livrarias a divulgar e promover apenas obras de cunho nacional. Propagar a cultura do país e mostrar que não há apenas clássicos em nossa literatura está entre os principais objetivos que envolvem o programa. Além de estimular cada vez mais novos e velhos amantes da leitura.
Acoplado ao evento da Semana do Livro Nacional, está outro projeto: a Biblioteca Volante. Idealizado por Tâni Falabello (Rosa Imortal), sugere que cada autor participante da manifestação doe um livro de própria autoria, que será concedida a alguma instituição de uma das cidades sedes do evento. E, como primeira escolha, a Fundação Cultural de Curitiba será a primeira contemplada pela Biblioteca Volante.
Fonte: Elton Moraes - http://agcomunique.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...