segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Conheça títulos considerados indignos de leitura por autoridades

 
No Brasil, mais de 900 mil livros foram comercializados em 80 dias Autor promete contar tudo o que você precisa saber se não for uma mané
 
Ditadores e fanáticos religiosos são os inimigos históricos dos livros. Queimar exemplares em praça pública, tentar bani-los ou condenar um autor à morte não é lá grande novidade. Estranho é quando um Estado democrático passa a coibir a sua comercialização. Parece que Luiz Felipe Pondé tem razão: "politicamente correto é censura fascista".
 
A apreensão de livros eróticos em Macaé (RJ) foi a mais recente de uma série. Lá, a Justiça do Rio de Janeiro do município, com ordem expedida pelo juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos, retirou títulos considerados obscenos de duas livrarias.

O episódio, que ocorreu na segunda-feira passada (14), retirou e lacrou 64 exemplares. "Cinquenta Tons de Cinza", "Algemas de Seda", "50 Versões de Amor e Prazer" e "A Dama da Internet" estão entre os mais recentes "proibidões da literatura".

Em breve, andar pelas ruas com um livro de Dalton Trevisan ou de Nelson Rodrigues pode acabar na delegacia.
 


No final de novembro do ano passado, a deputada distrital Celina Leão (PSD) encaminhou o pedido de suspensão da venda de "O Livro Maldito" à Procuradoria-Geral da República. A edição foi publicada no Brasil em 2011.

 
Escrito pelo publicitário norte-americano Christopher Lee Barish, o texto é inspirado em "Grand Theft Auto" (GTA), um game no qual o protagonista se envolve em diversas atividades criminosas. Barish explica como produzir um filme pornô, abrir cofres, fazer ligação direta em carros e assaltar bancos.

Fora do Brasil, a Comissão Coreana de Ética Editorial proibiu a venda e ordenou a destruição dos exemplares de "Os 120 Dias de Sodoma", escrito por marques de Sade no século 18 e publicado recentemente na Coreia do Sul.

O clássico apresenta linguagem mais obscena e descrições de atos sexuais mais polêmicos que os presentes na trilogia erótica "Cinquenta Tons de Cinza". Considerado a obra-prima do marquês, o texto foi dado como perdido e publicado apenas no início do século 20. O romance inspirou "Salò" (1975), filme de Pier Paolo Pasolini (1922-1975).

Fonte: Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...